Thursday, March 02, 2006

Mundo Novo?

Hoje em dia, a publicidade marca várias decisões que tomamos. E porque será isso? Será pelo espaço cada vez maior dado aos anúncios na televisão? Será porque apelam aos sentidos?
Cada vez mais os anuncios se apresentam mais criativos, engraçados, etc. Veja-se o exemplo do anúncio do Série 1 da BMW, com o Sapo Cocas (na versão oficial!...e não só=P).
Eu, pelo menos, vejo reflectido em mim o efeito do "império do novo": parece que cada vez que é lançado um produto novo no supermercado eu fico logo cheia de vontade de experimentar. Faz parte da minha curiosidade, sempre foi assim! Mas será que ver um anuncio ao produto na televisão não ajuda? Parece que funciona através de uma "lavagem ao cerebro", certos anúncios dão tantas vezes e são tão engraçados que levam a comprar. São eficazes, isso é certo!
O anúncio do novo produto da compal, o da fruta, por exemplo. Mexe com várias destas características do Mundo em Mudança. Para já,a ideia é engraçada. Depois apela ao público feminino (o miúdo a falar com a mãe), tem vantagens em ser rápido e prático (não temos de descascar a fruta, tem as mesmas vantagens, que mais podemos pedir?!) e por fim, é fruta, isso deve apelar à ideia de prazer!
Estas características do mundo em mudança levam-me a pensar que a publicidade parte delas para vender produtos. Porque já sabe o que as pessoas da sociedade moderna querem (rapidez, coisas práticas) e o que lhes chama a atençao (prazer,coisas novas).

No comments: