Wednesday, March 22, 2006

"País do Enterior Desquecido e Ostracizado"

Demorei um pouco para fazer este post porque não conseguia decidir qual era a minha opinião sobre o assunto...o papel de Portugal na Sociedade de Informação??! Nem sei bem...para já, porque vejo que outros países estão muito mais avançados que nós. E depois porque não basta dizer isto.
Os outros países estão mais avançados que nós no que toca à tecnologia, sim. MAS isso acontece porque os outros países têm sociedades que em si são mais avançadas. Não têm um interior tão esquecido, envelhecido e alienado das evoluções tecnologicas como Portugal tem. Existem pessoas no nosso país que nem sabem o que é a Internet.
Vi hoje na televisão, no telejornal, que o Governo tenciona tornar obrigatório o pagamento do selo dos carros pela Internet, apenas e só pela Internet. E eu pergunto: como é que as pessoas que vivem no interior do país, naquelas aldeias pequenas e longinquas vão fazer para pagar o selo? A peça que se seguiu deu forma à minha duvida...foram entrevistadas várias pessoas de uma dessas aldeias que nem sequer sabiam o que era a Internet! Esta situação só me lembra aquele sketch do Herman Sic, o CREDO ("Canal Regional do Enterior Desquecido e Ostracizado") e dei por mim a pensar...será que Portugal se está a tornar um país que ignora o seu interior?
Posto isto...parece que, perdoem a expressão, se está a por a carroça à frente dos Bois.
Claro que a Internet poderia facilitar o processo e diminuir a burocracia. Mas o país tem de se preocupar primeiro em tornar essas tecnologias acessiveis a todos, de modo a que todos saibam como funcionam e para que servem. As tecnologias em Portugal precisam de ser acessiveis a todos, precisam de ser, como se dizia no outro dia na aula, uma commodity.
Muitas vezes ouvimos dizer que Portugal está muito atrasado em relação aos outros países. Claro que sim. Mas para os podermos alcançar temos de fazer mudanças estruturais na forma como educamos a nossa populaçao, tanto em termos de mentalidades como em termos de tecnologias, para não ficarmos para trás. E para isso acontecer temos de nos preocupar com estas questões de desenvolvimento e não com outras questões como...um TGV.
Concluindo pergunto...Portugal tem um papel na Sociedade da Informação?

1 comment:

diariodebordo said...

Vi essa reportagem no telejornal e deparei-me com essa mesma questão: como vão fazer as pessoas do Interior do nosso País para pagar o selo? Será assim tão difícil de perceber que a maior parte dessa população nem sequer tem computador?? Acho que a resposta a isto é apenas esta: estamos a tentar acompanhar a evolução do mundo, esquecendo os problemas que nós próprios deveriamos resolver primeiro no seio da nossa "Pátria".
P.S. Bom texto Tete! Gostei bastante da tua reflexão!