Thursday, March 09, 2006

O que se diz por aí





Conforme foi pedido, fui navegar pelos blogs dos meus colegas e cheguei ao da Micaela, que me chamou a atenção.
Primeiro, porque também fui dessas crianças a quem deram o Game Boy, a Mega Drive, etc. E depois, porque me lembrei de mais um factor.
Tal como a Micaela, também acredito que o nosso comodismo vem da evolução da sociedade. Porque com a evoluçao da ciencia e das tecnologias, cada vez precisamos de fazer e esperar menos para ter as coisas "na mão". Ninguem espera por um autocarro durante 20 minutos quando o metro vai exactamente para o mesmo sitio em 5.
Ao mesmo tempo, há o preconceito em relaçao a quem não tem as coisas mais actuais: como quando éramos pequenos, quem não tinha o game boy era quase excluido do grupo (as crianças são crueis).
Mas eu pergunto...isto será só questão de se dar muito?
As crianças, como sabemos, são influenciadas por aquilo que veêm, tanto nos amigos como na televisão. E cada vez mais a televisão mostra publicidade direccionada especificamente para as crianças. E elas, ao ver isso, ficam entusiasmadas, também querem brincar com a cozinha da Branca de Neve que tem panelas e tudo (ou, no caso dos rapazes, querem aquele jipe eléctrico que funciona como os carros dos pais). Na altura do Natal até chega a ser exagerado. São anúncios e mais anúncios de Barbies, Action Man, Carros de Corrida, Bonecas que comem e falam, tudo. E já nem os dividem por bonecos...dão blocos de anúncios por marca.
Com a chamada peer presure com a qual as crianças sofrem ainda mais, torna-se quase imperativo terem esses bonecos. E os pais zelosos não vão querer que os filhos tenham menos que os outros.
Assim, quando uma criança pede a consola mais recente ao Pai Natal ou, já mais velhos, uma televisão para o quarto, um dvd, etc, os pais tendem a ceder.
É este o ponto que acrescento ao da Micaela, porque não é só a sociedade que muda rapidamente e os pais que dão demais a crianças que pedem demais. A publicidade cada vez mais especializada no público-alvo tem muita influencia também.
E tudo isto leva ao comodismo, e aquela vontade de ter tudo no momento.
Até a proxima!=)

1 comment:

diariodebordo said...

Gostei da reflexão! Concordo com o que disseste acerca da publicidade e dos publicos-alvo. E com o passar do tempo isso torna-se cada vez mais notório!

Bjinhos ***